Frequently Asked Questions Frequently Asked Questions


Para recuperar sua senha de acesso ao portal do Acesso Externo, siga os seguintes passos:

  1. Acesse a URL https://acessoexterno.undp.org.br no seu navegador de preferência. Selecione a opção “Esqueci Minha Senha”;
  2. Insira o e-mail cadastrado no Acesso Externo e clique em “Enviar Nova Senha”;
  3. Você receberá em seu e-mail uma mensagem com uma nova senha.

Para recuperar sua senha de acesso ao Atlas, siga os seguintes passos:

  1. Acesse a URL https://passwordreset.microsoftonline.com/?mkt=PT-PT no seu navegador de preferência;
  2. Insira seu ID de usuário do Atlas, os caracteres gerados na imagem ou áudio e clique em “Avançar”;
  3. Selecione o número de telefone ou o e-mail previamente cadastrado. Você receberá um código de verificação que deverá ser inserido para continuar o processo;

  4. Informe sua nova senha, contendo no mínimo oito caracteres, composta por letras maiúsculas, minúsculas e números. Clique em concluir;
  5. Um e-mail de notificação será enviado à sua conta cadastrada;

Para solicitar a criação de um novo usuário no Acesso Externo, encaminhe um e-mail para projetos.br@undp.org (com o título “Criação de Novo Usuário-Acesso Externo”) com cópia para a assistente do seu projeto com os seguintes dados:


  1. Nome completo;
  2. E-mail;
  3. CPF;
  4. Data de nascimento;
  5. Função (Usuário Operacional ou Gerente de Projeto);
  6. ID projeto(s);

O usuário receberá um e-mail com as informações de acesso.

Para solicitar a criação de um novo usuário no Atlas, encaminhe um e-mail para projetos.br@undp.org (com o título “Criação de Novo Usuário-Atlas”) com cópia para a assistente do seu projeto com os seguintes dados:


  1. Nome completo;
  2. E-mail;
  3. CPF;
  4. Data de nascimento;
  5. Função (Usuário Operacional ou Gerente de Projeto);
  6. ID projeto(s);
  7. Matrícula do usuário no órgão no qual trabalha;
  8. Cópia do ofício com autorização do Diretor do Projeto para criação dos acessos.

O usuário receberá um e-mail com as informações de acesso.

OBS:
  • Envio do acordo para Novos projetos: enviar duas vias assinadas da Carta Acordo de Acesso ao Atlas pelo ordenador de despesas aos cuidados da assistente do seu projeto.
  • Projetos que já possuem o acordo assinado: enviar um ofício constando os dados acima.

O Usuário Operacional e o Gerente de Projeto podem localizar uma RC no sistema Atlas seguindo os passos abaixo:

  1. No Acesso dos Parceiros PNUD, clique em Minhas Transações e, em seguida, clique na aba Requisições.

  2. Uma nova janela será aberta com duas partes distintas: Pesquisar Requisições onde é possível definir os critérios da pesquisa e Requisições onde aparecerá o resultado da pesquisa.

Pra efetuar a pesquisa, delete os campos de data, requisitante e clique em pesquisa. O sistema mostrará as requisições criadas contra o seu projeto.

O Usuário Operacional e o Gerente de Projeto podem cancelar uma RC no sistema Atlas seguindo os passos abaixo:

  1. No Acesso dos Parceiros PNUD, clique em Minhas Transações e, em seguida, clique na aba Requisições

  2. Na nova janela, clique “Selecionar Ação” e selecione “Cancelar Requisição”.
  3. Clique em OK para confirmar o cancelamento.

Para emissão de declarações de consultoria, o próprio consultor deve acessar o PHF seguindo as instruções abaixo:

  1. Logar no endereço: http://phf.undp.org.br;
  2. Inserir o CPF (ou passaporte) no campo “login” e a senha cadastrada.
  3. Clicar no botão Meu Perfil;
  4. Selecionar a opção “Declaração”;

Notem que este é o único modelo de declaração fornecido pelo PNUD a seus consultores, gerado automaticamente pelo sistema e acessado somente pelo próprio usuário. Quaisquer detalhamentos não fornecidos pela mesma deverão ser buscados na via original do contrato assinado com a organização e detida pelo consultor. Para efeitos de declaração de imposto de renda, é necessário que o consultor se atente aos requisitos da mesma e busque a Receita Federal em caso de dúvidas. Para datas efetivas de pagamento que fogem daquela prevista em contrato, solicite à agência executora do projeto o valor e a data de recebimento.

Para solicitar a publicação de editais no site do PNUD, é necessário que o solicitante envie seu pedido ao e-mail projetos.br@undp.org (com o título “Publicação edital no site do PNUD”) fornecendo as seguintes informações:


  1. Título da publicação (contendo o número do projeto);
  2. Datas de início e término da publicação;
  3. O local designado para o trabalho;
  4. Uma breve descrição da oportunidade;
  5. O arquivo do Edital/Termo de Referência (em formato .pdf).

A equipe de suporte responderá o e-mail com sua solicitação. Para republicações, os solicitantes deverão enviar todos os dados acima novamente.

O Projeto deverá baixar do Acesso Externo > Orientações e Documento de Suporte > Publicidade Legal o documento ‘EBC – Cadastro de Cliente’. Em seguida, deverá preencher, assinar e enviar o documento para o PNUD através de:

  1. e-mail: enviar para publicação.ebc@undp.org, com cópia para a Assistente de Programa;
  2. via física: enviar para a Assistente de Programa.

Em seguida, deverá criar requisição de compras no sistema ATLAS e no Acesso Externo, com a previsão de gastos com publicação para o ano corrente, de acordo com as orientações contidas no Manual de Acesso Externo do ATLAS;

O PNUD, de posse das informações, irá repassar o documento para a EBC realizar o cadastro e o projeto já estará apto a solicitar os serviços.

Para solicitar publicações à EBC, envie o formulário padrão no Acesso Externo > Orientações e Documento de Suporte>Publicidade Legal, em formato *.doc (Word) preenchido para o e-mail publicacao.ebc@undp.org com o mínimo de 3 dias de antecedência da data de publicação. O formulário deverá conter:


  1. o título da matéria;
  2. o(s) jornal(is) no(s) qual(is) deseja realizar cotação;
  3. a data de publicação desejada;
  4. o local de publicação (classificados ou indeterminado);
  5. o tipo de publicação (nacional ou regional);
  6. o conteúdo para publicação.

A equipe do PNUD realizará o pedido junto à EBC, que disponibilizará a arte e a planilha de orçamento (a ser revisada e assinada em caso de aprovação). Após o envio da planilha assinada ao PNUD dentro do prazo estabelecido( até 16h), a publicação será autorizada junto à EBC. Passada a data de publicação, o usuário poderá solicitar o envio do “extrato de publicação”. Em caso de alteração enviar planilha corrigida para o e-mail publicacao.ebc@undp.org. As alterações estão sujeitas a mudanças no orçamento. É de responsabilidade do aprovador a revisão completa, tanto dos valores quanto do conteúdo da arte.

Uma vez aprovada, a publicação é realizada e não mais pode ser alterada.

O Projeto deverá enviar a solicitação de orçamento através do e-mail criacao@infoliocom.com.br.

A Infólio elabora o orçamento, envia para a aprovação do Projeto e a publicação é feita. Após a publicação a Infólio envia o comprovante ao projeto.

  1. No Acesso dos Parceiros PNUD, clique em Minhas Transações e selecione o Output de seu projeto.

  2. Selecione a aba “Recibo” e clique em “localizar um valor existente”. Preencha os critérios de pesquisa e clique me pesquisar.

Não. O recibo só deve ser criado no Atlas mediante entrega, revisão e aceite do produto.